Arteterapia

O que é?

Terapia através da arte. A palavra Terapia deriva do grego e tem um sentido de servir; honrar; assistir, cuidar, tratar. A arte é entendida aqui como processo expressivo e representação simbólica de sentimentos, pensamentos e atos, através do desenvolvimento da criatividade e manuseios de materiais de maneira espontânea. Por isso a Arteterapia não se atém a questões estéticas, técnicas e acadêmicas e não exige que se tenha habilidades especiais. Sua intenção é liberar o inconsciente para desenvolver no sujeito auto-análise, autoconhecimento, auto-estima. A Arteterapia é um excelente recurso para pessoas que tem dificuldade em exprimir-se em palavras, pois ajuda a pessoa a reconhecer seus problemas e a redescobrir sua capacidade criativa, figurando e (re)configurando suas dificuldades de relacionamento consigo mesmo, com o outro e com o mundo.
A Arteterapia é uma maneira de integrar a arte nos processos de cura do nosso corpo, mente e alma. Pretende desenvolver outras inteligências: simbólica, emocional, corporal, intuitiva, criativa, imaginativa, espiritual e filosófica. Ajuda na expressão dos potenciais criativos, na manifestação da presença autêntica e na contribuição à sociedade. Para isso, utilizam-se técnicas de pintura espontânea, dinâmicas de grupo, escrita criativa, modelagem em argila, escrita em diário, biodança, contação de histórias e caminho quádruplo (guerreiro, curandeiro, mestre, visionário).

Quem pode participar?

Todas as pessoas interessadas em vivenciar um processo de autoconhecimento, contato com seu mundo interno, compreender sua vocação, seu propósito de vida e que desejam desenvolver o seu Ser criativo. Não é necessário ter habilidades especiais para participar.

Como participar?

Em grupos, individualmente e ainda através de oficinas para escolas e organizações.

Como funciona?

Com sessões semanais de uma hora ou mais vezes dependendo das necessidades do(s) participante(s) ou encontros uma vez por mês de 4 horas num trabalho intensivo de grupo. Os trabalhos são feitos num ambiente acolhedor e seguro e os participantes ficam sentados no chão em colchonetes e almofadas. As atividades são dirigidas para que se conheça o caminho a ser trilhado e se entenda os objetivos que se busca atingir, dentro e fora das sessões.

Design by Virtech Informática