Consultoria Filosófica

O que é?

A filosofia ocidental nasceu na Grécia a 2500 anos como uma inquietação relacionada a necessidade de se entender a origem primeira de todas as coisas e a busca de encontrar uma ordem (cosmos) perene por detrás de toda transformação que existe. Assim a filosofia quer saber o que são as coisas, como elas são, e porque elas são como são. Desvelar o que nos aparece para encontrar a essência, é sua principal meta. No decorrer da história a filosofia foi se modificando, transformando, mas nunca deixou de propiciar um diálogo entre os filósofos. Na verdade não existe Filosofia, mas Filosofias, contudo parece, apesar da extrema diversidade, existir alguns aspectos que sempre permanecem: a busca da verdade, a crítica ao dogmatismo, o questionamento, a necessidade de aprofundamento, de investigar as verdades estabelecidas pelo senso comum. Assim a filosofia tem por vocação, desde seu nascimento, a capacidade de ampliar a reflexão sobre nós mesmos e sobre o mundo. Com sua orientação, pode-se resolver problemas e questões corriqueiras e cotidianas, como mudanças profissionais, conflitos amorosos, temores e medos. E também buscar um sentido ético para a vida individual e social.

Quem pode participar?

Pessoas que estão em busca de uma compreensão que saia do senso comum, que têm interesse em desenvolver uma inteligência filosófica e existencial. Para quem gosta de refletir, questionar e indagar ou que quer despertar esta capacidade em seu Ser.

Como participar?

A consultoria filosófica pode ser aplicada através de aconselhamento filosófico individual, discussão e estudo de correntes filosóficas em grupo e palestras para escolas e organizações.

Como funciona?

Individual:
Método PEACE - Aconselhamento filosófico é um método desenvolvido por Lou Marinoff que ajuda as pessoas a encarar uma questão sob uma perspectiva filosófica. A palavra é um acrônimo e significa paz em inglês: P= Probelma; E=Emoção; A=Análise; C=Contemplação; E=Equilíbrio. São cinco passos que pretende levar a pessoa a ter paz com um determinado conflito. Identifica-se o Problema; Enumera-se as emoção que ele traz; Avalia-se e lista-se as opções e caminhos para enfrentar o problema; Na contemplação trabalha-se a situação em sua totalidade, podendo-se considerar compreensões, posições, sistemas e métodos filosóficos. Enfim, no equilíbrio pode-se tomar uma decisão apropriada e justificável.
Em grupo:
O método usado vai ser direcionado de acordo com as expectativas do grupo. Para estudos de textos filosóficos pode se utilizar Comunidades de Investigação onde se escolhe e estuda um texto e vai dissecando-o. Para discussão de idéias ou temas utiliza-se o Diálogo Socrático onde o grupo vai construindo coletivamente conceitos.

Design by Virtech Informática