Meditação e Relaxamento

O que é?

Tanto a meditação como o relaxamento tem suas raízes na Índia. Seu desenvolvimento data de mais ou menos 4000 anos. A meditação e o relaxamento são técnicas que nós ensinam a entrega e a exploração de estados interiores; são exercícios de manter-se no seu próprio centro, através de uma disciplina da mente. As instruções são muitas vezes destituídas de complexidade, não é preciso de aprendizados profundos para praticá-las. O mais difícil é ficar, manter-se na prática, não desistir, aprender a observar nosso eu. A prática deve ser constante e isso leva a sensibilização para todos nossos estados físicos, mentais, emocionais e espirituais. A maior utilidade se inicia quando levamos aquilo que aprendemos nas sessões para nossa vida cotidiana. Ficamos mais atentos, perceptivos, intuitivos e mais próximos de nós mesmos. Meditar e relaxar é desenvolver uma consciência plena, estar desperto para tudo interna e externamente.

São atividades tanto mentais como físicas que buscam:

Tranqüilizar a mente e relaxar o corpo;
Desenvolver a capacidade de concentração;
Treinar a consciência plena e aprofundar a compreensão;
Proporcionar um repouso profundo do corpo enquanto a mente se mantém consciente e alerta;
Baixar a pressão sanguínea e diminuir o ritmo do coração, trazendo uma sensação de paz e serenidade;
Utiliza para isso técnicas de respiração atentiva, relaxamento profundo do corpo, concentração plena e caminhada consciente.

Quem pode participar?

Pessoas que buscam um exercício para tranqüilizar os pensamentos ansiosos, autoconhecimento e paz interior.

Como participar?

Através de grupos ou individualmente.

Como funciona?

Com sessões de uma hora duas vezes por semana. Utilizando vários métodos para que o praticante veja aquele com o qual sente mais facilidade para usar no seu cotidiano. Para as meditações sentadas servimo-nos de uma almofada de consistência firme, chamada Gomden. Ela é uma adaptação aos hábitos dos meditadores ocidentais, que costumam ter dificuldade de ficar sentados diretamente no chão com as pernas cruzadas. Para fazer o relaxamento utiliza-se o zabuton, da tradição Zen, que significa literalmente colchonete para o chão.

Design by Virtech Informática