Yoga

O que é?

A Yoga nasceu na Índia entre 4000 e 2000 a.C. Ela é uma palavra em sânscrito que significa união. Sua prática integra nossos aspectos físicos, mentais e emocionais . A Yoga é uma filosofia que entende o ser humano de forma holística, ou seja, não o entende como um ser cuja as partes são dissociadas, por isso engloba as práticas de posturas físicas, meditação e concentração, exercícios respiratórios e condutas éticas. A ela são atribuídos vários benefícios como baixar as taxas de cortisol (hormônio liberado em situação de estresse) e ajudar as pessoas que sofrem de transtornos de ansiedade (síndrome do pânico, insônia, estresse). Além de alongar e tonificar todas as partes do corpo, massagear os órgãos internos e as glândulas a Yoga sintoniza o sistema respiratório com o corpo, relaxa os músculos e a mente, estimula a circulação e aumenta a provisão de oxigênio em todos os tecidos. A Yoga considera que a saúde está relacionada com o equilíbrio e a flexibilidade do corpo e da mente. É ideal para quem procura uma atividade física que favoreça a introspecção, a auto-consciência corporal profundo relaxamento, tranqüilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior. Com a prática freqüente podemos entender e integrar nossas emoções para que sejamos capazes de agir de acordo com o que sentimos e pensamos. A prática regular da Yoga melhora a qualidade de vida e ajuda a equilibrar os efeitos estressantes da tensão e da correria do dia-a-dia.

Quem pode participar?

Pessoas que buscam uma atividade física que integre o físico, o mental, e o emocional.

Como participar?

Através de grupos ou individualmente. Não é necessário ter nenhuma habilidade física para fazer a prática, somente determinação e disciplina.

Como funciona?

Com sessões de uma hora duas vezes por semana. A sessão começa com um pequeno relaxamento para que o praticante entre em sintonia com a prática. Logo a seguir, fazemos exercícios de aquecimento e alongamento do corpo e passamos para a Saudação ao Sol que é uma seqüência de movimentos que trabalham os músculos e articulações e aumentam a resistência física. Em seguida iniciamos a prática dos asanas (posições da Yoga), fazemos exercícios de respiração e meditação, finalizamos com o relaxamento.

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